Ameixa Fresca e Seca



São poucos os frutos que nos presenteiam com um tão variado leque de cores como as doces e sumarentas ameixas.

Em Portugal a época da ameixa vai de Julho a Setembro e no Brasil de Dezembro a Fevereiro. Ameixas

A ameixeira pertence ao género Prunus da família botânica Rosaceae (a que pertencem também a cerejeira e o pessegueiro e amendoeira) São todos eles considerados Drupas (Frutos carnosos de apenas uma semente, sendo esta envolvida numa casca muito dura.)

Benefícios para a saúde

Tanto a ameixa fresca como seca (Prunus Domestica) têm sido sujeitas a inúmeras pesquisas devido ao seu alto teor de fito nutrientes únicos conhecidos como ácido neoclorogénico e ácido clorogénico.

Estas substâncias encontradas nas ameixas são classificados como fenóis e a sua acção antioxidante tem sido bem documentada.

Estudos conduzidos na universidade de Innsbruck na Áustria sugerem que as ameixas amadurecidas quase ao ponto de decomposição apresentam maiores níveis de antioxidantes. Coma-as portanto bem maduras.

A capacidade de ajudar na absorção de ferro pelo corpo tem sido também bem documentada. Esta capacidade de absorção pode estar relacionada com o alto teor de vitamina C neste fruto.

As ameixas são também uma boa fonte de vitamina A (na forma de Beta-caroteno), vitamina B2, potássio e fibra. Possui aliás mais fibra que qualquer outro fruto, hortaliça ou legume.

Devido ao alto poder laxativo as ameixas são recomendadas contra a prisão de ventre. Deve colocar as ameixas secas de molho num copo com água durante a noite. Ainda em jejum, na manha seguinte deve ingerir tanto as ameixas como a agua. Ingerir apenas as ameixas secas sem colocar de molho também produz resultados.

A ameixa seca, como é mais concentrada, torna-se muito energética, fornecendo uma grande quantidade de calorias. Ideal para pessoas com grande actividade física.Ameixas-Secas


Principais nutrientes por 100g de ameixa.
Vitamina C (mg) 9.5
Vitamina A (mcg) 17
Fibra dietética (g) 1.4
Riboflavina (mg) 0.026
Potássio (mg) 157
Calorias (Kcal) 46
USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 20 (2007)

Descrição

O nome científico da ameixa é Prunus Doméstica.

Uma das particularidades das ameixas é que existem mais de 2000 variedades. As ameixas são classificadas em seis grandes grupos: Japonesa, Americana, Damson, Ornamental, Selvagem e Europeia oferecendo-nos um vasto leque de tamanhos, formas e cores.

Embora sejam normalmente redondas, podemos também encontrá-las ovais e em forma de coração. A sua pele pode ser vermelha, roxa, preto azulado, verdes, amarela ou âmbar enquanto que a sua polpa pode ser amarela, verde, rosa e laranja. Um verdadeiro arco-íris.

HistoriaSumo-Ameixa

Com uma tão grande variedade de ameixas disponíveis não é de surpreender que os vários tipos tenham tido locais de origem bem diferentes. Crê-se que a ameixa Europeia foi descoberta à cerca de dois mil anos tendo origem na área perto do Mar Cáspio. No tempo dos Romanos haveria já mais de 300 variedades de ameixa Europeia. Foram introduzidas na América pelos peregrinos no século XVII.

Embora a ameixa Japonesa seja originária da China, foi no Japão onde mais se cultivou e desenvolveu. Hoje, os Estados Unidos, a Rússia, a China e a Roménia são dos maiores produtores de ameixa.

Como comprar e armazenar

Se quiser comprar ameixas maduras e prontas a comer seleccione as que cedem ao pressionar ligeiramente e que tenham a extremidade macia.

Embora também as possa amadurecer em casa evite adquiri-las demasiado duras pois é sinal de que não terão maturidade suficiente e por conseguinte não desenvolverão um sabor e textura agradáveis.

As ameixas de boa qualidade tem uma cor viva e uma camada fina e esbranquiçada na pele significa que não foram muito manuseadas. Não devem apresentar sinais de pisadura e deficiências na pele.

As ameixas que não estejam bem maduras podem ser amadurecidas à temperatura ambiente. Como esta fruta amadurece muito rapidamente verifique o seu estado um ou dois dias depois para que não amadureça em demasia. Uma vez Maduras podem se conservadas no frigorifico por alguns dias.

As ameixas podem ser congeladas mas para garantir um sabor agradável retire-lhe o caroço antes de congelar.

São muito utilizadas na confecção de doces e geleias.

Dicas de preparação

As ameixas são deliciosas comidas ao natural. Se as conservou no frigorífico permita que aqueçam até a temperatura ambiente antes de as comer permitindo assim que se tornem mais doces e sumarentas. Se quiser primeiro retirar o caroço corte-a ao meio no sentido do comprimento, rode suavemente as metades em direcções opostas e cuidadosamente retire o caroço.

As ameixas podem ser utilizadas numa grande variedade de receitas e são geralmente cozinhadas no forno ou escaldadas. Para cozinhar prefira-as pouco maduras. Se lhes quiser retirar a pele escalde-as em água fervente durante cerca de 30 segundos passando-as de seguida por água fria de forma a parar o escaldamento e permitir o seu manuseio.

As ameixas são também largamente usadas na confecção de doces e geleias.

Sugestões

-Para uma sobremesa deliciosa, escalde as ameixas em vinho tinto e sirva polvilhadas com raspa de casca de limão.

-Cozinhe ameixas em metades no forno a cerca de 90 graus até que enruguem. Misture-as então a uma receita de pão de centeio para obter um pão deliciosamente doce e de sabor pouco vulgar.

-Estufe ameixas, deixe arrefecer e misture-as com iogurte e mel.

-Adicione ameixas fatiadas aos seus cereais preferidos.

Segurança

As ameixas encontram-se entre um pequeno número de alimentos que contêm oxalatos, substância que pode ser encontrada em plantas, animais e seres humanos. Quando o teor de Oxalatos é muito concentrada nos fluidos corporais estes podem cristalizar e causar problemas à saúde. Por esta razão indivíduos com problemas renais e vesícula biliar podem querer evitar comer ameixas.

Estudos laboratoriais demonstraram que os oxalatos podem também interferir ligeiramente na absorção do cálcio pelo organismo, contudo esta capacidade é praticamente insignificante comparada com o contributo em cálcio que os alimentos que contêm oxalatos podem oferecer.

Se o seu sistema digestivo se encontra saudável, e mastiga bem os alimentos obterá benefícios significativos de alimentos ricos em cálcio mesmo que estes contenham oxalatos.

Por norma um profissional de saúde não desencoraja um paciente preocupado em consumir níveis adequados de cálcio de comer estes alimentos devido ao seu conteúdo de oxalatos.


 
 
Nutrientes por cada 100 Gramas de ameixa

Proximatos

Água g 87.23
Energia kcal 46
Energia Kj 192
Proteína g 0.7
Lípidos, total g 0.28
Cinzas g 0.37
Carboidratos por diferença g 11.42
Fibra dietética, total g 1.4
Açúcares, total g 9.92
Sacarose g 1.57
Glicose (dextrose) g 5.07
Frutose g 3.07
Lactose g 0
Maltose g 0.08
Galactose g 0.14
Amido g 0

Minerais

Cálcio , Ca mg 6
Ferro , Fe mg 0.17
Magnésio , Mg mg 7
Fósforo , P mg 16
Potássio , K mg 157
Sódio , Na mg 0
Zinco , Zn mg 0.1
Cobre , Cu mg 0.057
Manganésio, Mn mg 0.052
Fluoreto, F mcg 2.0
Selénio , Se mcg 0

Vitaminas

Vitamina C mg 9.5
Tiamina mg 0.028
Riboflavina mg 0.026
Niacina mg 0.417
Ácido pantoténico mg  0.135
Vitamina B-6 mg 0.029
Folatos, total mcg 5
Ácido fólico mcg 0
Folatos (proveniente do alimento) mcg 5
Folatos (EDF) mcg_EDF 5
Colina, total mg 1.9
Vitamina B-12 mcg 0
Vitamina B-12, adicionada mcg 0
Vitamina A, IU IU 345
Vitamina A, RAE mcg_RAE 17
Retinol mcg 0
Vitamina E, Alfa-tocoferol mg 0.26
Vitamina E, (adicionada) mg 0
Tocoferol, beta mg 0
Tocoferol, gama mg 0.08
Tocoferol, delta mg 0
Vitamina K mcg 6.4

Lípidos

Ácidos gordos saturados, total g 0.017
4:0 g  0
6:0 g 0
8:0 g 0
10:0 g 0
12:0 g 0
14:0 g 0
16:0 g 0.014
18:0 g 0.003
Ácidos gordos monoinsaturados, total g 0.134
16:1 indiferenciado g 0.002
18:1 indiferenciado g 0.132
20:1 g 0
22:1 indiferenciado g 0
Ácidos gordos polinsaturados, total g 0.044
18:2 indiferenciado g 0.044
18:3 indiferenciado g 0
18:4 g 0
20.4 indiferenciado g 0
20:5 n-3 g 0
22:5 n-3 g 0
22:6 n-3 g 0
Colesterol mg 0
Fitoesteróides mg 7

Aminoácidos

Triptofano g 0.009
Treonina g 0.010
Isoleucina g 0.014
Leucina g 0.015
lisina g 0.016
Metionina g 0.008
Cistina g 0.002
Fenilalanina g 0.014
Tirosina g 0.008
Valina g 0.016
Arginina g 0.009
Histidina g 0.009
Alanina g  0.028
Ácido aspártico g  0.352
Ácido glutâmico g  0.035
Glicina g  0.009
Prolina g  0.027
Serina g  0.023

Outros

Álcool g 0
Cafeina mg 0
Teobromina mg 0
Beta-caroteno mcg 190
Alfa-caroteno mcg 0
Beta-Criptoxantina mcg 35
Licopeno mcg 0
Luteína + Zeaxantina mcg 73
*(EDF) equivalentes dietéticos de folatos
USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 20 (2007)



Contacto
Email

Nome



O seu endereço de email será usado apenas para o envio da nossa newsletter, não sendo divulgado a terceiros.